Staffer Group BR™

Fórum interativo totalmente gratuito!


 VisualizaçõesPermissão deste fórum:
Não podes responder a tópicos


CurtirDiretório deste fórum:
Fóruns » Principal »  » Tutoriais » Programação Externa

#1
 D'Leandro™

D'Leandro™
Fundador
Recadinho: SIIIIIIM, você já ouviu falar de aritmética, vamos relembrar? veja esse vídeo curto para entender do que estamos falando.
Caso queira retornar ao indice inicial do curso, clique neste link.

Brincadeiras á parte, agora vamos falar sério...
Aqui estamos nós novamente, pra mais um post com conceitos importantíssimos pra quem pretende começar a programar. Vocês devem estar ansiosos pra começar a programar, podem até já estar programando e achando que eu estou enrolando demais, mas enfim, estou apenas passando conceitos que, na minha visão, precisam estar devidamente esclarecidos para que você venha a se tornar um bom programador. Mas aguarde, que em breve começaremos a por a mão na massa! :)

Bem, hoje vamos tratar de um assunto bem familiar a todos. Os Operadores Aritméticos, originários da Matemática, são de suma importância na programação. É através deles que se torna possível a realização dos cálculos que compõem o chamado processamento.

Então, vamos aos principais deles:

  • O operador de soma, representado pelo símbolo + que realiza operações de adição (meio lógico, não é? ;P);


  • O operador de subtração, representado pelo símbolo - que realiza operações de subtração;


  • O operador de multiplicação, representado pelo símbolo * (asterisco) nos algoritmos, e, como o próprio nome diz, realiza operações de multiplicação;


  • O operador de divisão, representado pelo símbolo / (barra) nos algoritmos, realiza operações de divisão;

Agora alguns operadores, digamos, ‘diferentes’ ou não tão convencionais:


  • O operador DIV, que é escrito como DIV mesmo nos algoritmos, realiza uma divisão inteira (ou seja, ela desconsidera o resto). Por exemplo, a operação 5 DIV 2 é igual a 2 (o resto 1 é desprezado);


  • O operador MOD, escrito como MOD mesmo nos algoritmos, retorna o resto de uma divisão inteira. É como se fosse o oposto do DIV. Por exemplo, 5 MOD 2 é igual a 1 (o resto da divisão);


  • O operador de atribuição, joga um valor em uma variável (calma, o post com o conceito de variáveis está chegando…). Nos algoritmos do fórum, esse operador será representado por ←.

Então… post pequeno, conteúdo simples. Acredito que para os que nunca programaram, apenas os 3 últimos foram novidade (ou não… vai saber…). Não decorem, mas entendam esses conceitos, pois serão de extrema importância quando começarmos a programar.

Este artigo foi escrito por Rafael Toledo e publicado no site rafaeltoledo.net
Até daqui a uns dias com o post sobre Tipos Primitivos. See you later!