Recadinho: Então fizeram os exercícios? Sim? Então já estão crakes na programação? não fique triste, logo iremos aprender muito mais xD
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No último post, eu deixei alguns exercícios pra vocês treinarem a elaboração de algoritmos e a implementação na linguagem Pascal. Então aqui você encontra as soluções para os exercícios (tanto a resolução algorítmica quanto as implementações em Pascal). As implementações foram feitas no PascalZim. Portanto, se alguém for compilar em algum outro ambiente, como o Turbo Pascal, não se esqueçam de adicionar depois da seção Program a seção Uses.
Vamos então ao nosso assunto de hoje. Até agora, todos os programas que fizemos eram totalmente sequenciais, ou seja, começavam da primeira linha e iam executando uma em seguida da outra, até a última linha. Dessa forma o nosso programa executa sempre as mesmas ações, o que não acontece com os programas em geral. Os programas geralmente, baseados em algum dado, selecionam porções do código a serem executadas, realizando operações diferenciadas a cada execução. Para representar essa seleção em nosso programa utilizamos as estruturas de seleção.
A primeira estrutura de seleção que iremos conhecer é o Se. O Se é utilizado quando esperamos por uma condição. O bloco de código referente só sera executado se a condição for verdadeira. A seguir temos um exemplo algoritmico da utilização dessa estrutura e sua implementação em Pascal.
Bom, pessoal, é isso. No começo pode ser que vocês estranhem um pouco estas estruturas, mas com o tempo elas virão a estar presente em praticamente todas as aplicações que vocês fizerem. E lembrem-se que, em caso de dúvida, podem deixar um comentário.
Este artigo foi escrito por Rafael Toledo e publicado no site rafaeltoledo.net
Obrigado pela visita e até o próximo post com as Estruturas de Repetição. Abraço a todos! :)
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No último post, eu deixei alguns exercícios pra vocês treinarem a elaboração de algoritmos e a implementação na linguagem Pascal. Então aqui você encontra as soluções para os exercícios (tanto a resolução algorítmica quanto as implementações em Pascal). As implementações foram feitas no PascalZim. Portanto, se alguém for compilar em algum outro ambiente, como o Turbo Pascal, não se esqueçam de adicionar depois da seção Program a seção Uses.
Vamos então ao nosso assunto de hoje. Até agora, todos os programas que fizemos eram totalmente sequenciais, ou seja, começavam da primeira linha e iam executando uma em seguida da outra, até a última linha. Dessa forma o nosso programa executa sempre as mesmas ações, o que não acontece com os programas em geral. Os programas geralmente, baseados em algum dado, selecionam porções do código a serem executadas, realizando operações diferenciadas a cada execução. Para representar essa seleção em nosso programa utilizamos as estruturas de seleção.
A primeira estrutura de seleção que iremos conhecer é o Se. O Se é utilizado quando esperamos por uma condição. O bloco de código referente só sera executado se a condição for verdadeira. A seguir temos um exemplo algoritmico da utilização dessa estrutura e sua implementação em Pascal.
- Código:
leia(numero)
se (numero MOD 2 = 0) então
início
escreva("O número é par.")
fim
- Código:
readln(numero);
if (numero MOD 2 = 0) then
begin
write('O número é par.');
end;
- Código:
leia(numero)
se(numero MOD 2 = 0)
então
escreva("O número é par.")
senão
escreva("O número é impar.")
fim-se
- Código:
readln(numero);
if (numero MOD 2 = 0) then
begin
write('O número é par.');
end
else
begin
write('O número é ímpar.');
end;
- Código:
leia(idade)
se (idade < 13)
então
Escreva("Criança")
senão se (idade >= 13 e < 21)
escreva("Adolescente")
senão
escreva("Adulto")
fim-Se
- Código:
readln(idade);
if (idade < 13) then
begin
write('Criança');
end
else if (idade >= 13 and idade < 21) then
begin
write('Adolescente');
end
else
begin
write('Adulto');
end;
- Código:
...
escolha (votos)
caso (votos = 1) : candidato1 ← candidato1 + 1
caso (votos = 2) : candidato2 ← candidato2 + 1
senão
escreva("Voto inválido")
fim-escolha
- Código:
case votos of
1 : candidato1 := candidato1 + 1;
2 : candidato2 := candidato2 + 2;
else
write('Voto inválido');
end;
Bom, pessoal, é isso. No começo pode ser que vocês estranhem um pouco estas estruturas, mas com o tempo elas virão a estar presente em praticamente todas as aplicações que vocês fizerem. E lembrem-se que, em caso de dúvida, podem deixar um comentário.
Este artigo foi escrito por Rafael Toledo e publicado no site rafaeltoledo.net
Obrigado pela visita e até o próximo post com as Estruturas de Repetição. Abraço a todos! :)