Staffer Group BR™

Fórum interativo totalmente gratuito!


 VisualizaçõesPermissão deste fórum:
Não podes responder a tópicos


CurtirDiretório deste fórum:
Fóruns » Secundário »  » Área Livre

#1
 D'Leandro™

D'Leandro™
Fundador
Para muitas pessoas, a palavra “orçamento” significa juntar moedinhas e fazer um milhão de cálculos. Isso não poderia estar mais longe da verdade. O orçamento está na pedra fundamental de uma fundação financeira sólida, independentemente da situação, e isso não é tão difícil de conseguir.


  • O que é orçamento?

Um orçamento nada mais é do que um traçado de quanto você ganha e quanto você gasta. Você consegue imaginar um negócio dando certo se ninguém controlar os ganhos e as despesas? O mesmo se aplica às suas finanças pessoais. Se você não sabe quanto ganha e quanto e onde gasta, sua estrada para o sucesso financeiro será bem tortuosa.
Þ Criar um orçamento não precisa ser tão difícil Orcame10
O maior medo que as pessoas têm quando estão criando um orçamento é o de que elas talvez tenham que cortar seus gastos de lazer e diversão – coisas como ir a um café no meio da tarde, jantar fora, ir ao cinema e até mesmo a ida à casa da avó nas férias. Apesar de talvez você descobrir que vai ter que cortar alguns gastos quando sentar e criar um orçamento, sem fazê-lo você nunca saberá quais despesas precisa cortar, nem se precisa cortar algo.


  • Controlando os ganhos

O primeiro passo na criação de um orçamento é calcular quanto você ganha. Isso é bem fácil, você provavelmente só precisará dar uma olhada na sua folha de pagamento. É claro que se você for casado, deve incluir os ganhos de seu cônjuge também. Além de seu salário mensal, adicione aos ganhos tudo que você faz de dinheiro extra, como investimentos, juros, pequenos negócios paralelos, etc.


  • Controlando os gastos

Agora que você sabe quanto você tem de ganho todo mês, é hora de dar uma olhada em suas despesas mensais. Comece com as despesas fixas, como financiamento da casa, condomínio ou aluguel, financiamento do carro, seguro, utilidades básicas (água, luz, telefone…) e impostos. Para a maioria das pessoas, esses gastos costumam ser mais ou menos estáveis, ou seja, os valores não costumam variar muito de um mês para outro.

Após ter listado seus gastos fixos, é hora de ir mais fundo e descobrir aonde vai o resto do seu dinheiro. Tire um extrato do último mês para ajudá-lo com essa tarefa. Calcule quanto você gasta com mercado, lazer, assinaturas de revistas e jornais, TV a cabo, etc. Pôr tudo no papel vai ajudá-lo a controlar seus gastos.


  • O fim da linha

Você agora tem todas as informações de que precisa pra montar seu orçamento. Então, vá em frente e calcule a diferença entre seus ganhos e seus gastos mensais. Dessa conta, você obterá um número positivo ou um número negativo. Se o número for positivo, parabéns, você está gastando menos do que ganha. E não se preocupe muito se o número for negativo. O propósito de fazer um orçamento é justamente identificar as deficiências nas suas finanças e descobrir como repará-las.

Agora que você consegue visualizar quanto a mais tem gasto por mês, você pode ajustar seus gastos e economias de modo a melhorar essa situação. Muitas vezes, você vai perceber que fazer simples modificações nos seus hábitos de consumo podem melhorar muito a sua situação financeira. Isso pode significar parar de assinar uma revista, jantar fora menos vezes por mês ou mesmo ir ao cinema no dia da promoção ao invés de ir no fim de semana. Tipicamente, economizar alguns reais aqui e ali garantem não apenas que você vai gastar menos do que ganha, mas também que você pode usar algum dinheiro para aplicar de maneira mais esperta, como na poupança.

Autor: Jeremy Vohwinkle