#1
 D'Leandro™

D'Leandro™
Fundador
A exótica submetralhadora belga
P-90 Standard - FN Herstal Tokyo-10

Descrições: A submetralhadora FN P-90 tem diversas particularidades que vão além do seu desenho pouco convencional. Na verdade a proposta da FN Herstal quando lançou esta pequena arma no mercado era a de proporcionar uma arma de defesa pessoal (conceito PDW Personeal Defense Weapon), compacta o suficiente para ser transportada por tripulantes de veículos terrestre e aéreo, e que tivesse um poder de fogo equivalente a o de um fuzil de assalto em distancias de 150 a 200 metros. Quando digo “poder de fogo equivalente ao de um fuzil” eu quero dizer que a nova arma deveria ser capaz de não só atingir com precisão alvos nas distancias mencionadas, como também perfurar os coletes balísticos, assim como os capacetes balísticos em uso pelos soldados inimigos. Notem que submetralhadoras convencionais em calibres típicos de pistola, como o 9 mm, 45 ACP ou o 40 S&W, não chegam nem perto de atingir esse desempenho e por isso são considerados inadequados ao objetivo requerido no conceito PDW.
P-90 Standard - FN Herstal P90tw_10
Esta foto mostra a versão atual da P-90, incluindo o trilho de acessórios montado na lateral da alça da mira, item não disponivel nas versões iniciais.

Para conseguir reunir esses requisitos em uma submetralhadora, a FN precisou desenvolver, não só uma nova arma, como também um novo calibre, trazendo de volta a munição em estilo “garrafinha” encontrado em fuzis, para a compacta submetralhadora. O novo calibre é o 5,7 X 28 mm, que se mostra extremamente pequeno, sendo pouco maior que a munição 9 mm, em termos de comprimento, mas tendo uma velocidade inicial, na boca do cano da P-90, o qual tem 11 ½ polegadas, de 850 m/seg. Velocidade equivalente ao de um fuzil em 7,62 X 51 mm. Dado a esse aspecto somado, ainda, ao fato do projétil ser totalmente encamisado, temos como resultado um desempenho perfurante muito eficaz. É certo que com essa capacidade perfurante, e o pequeno diâmetro do projétil, o poder de parada dessa munição não deve ser muito significativo, pois quando há transfixação excessiva, haverá pouca transferência de energia para o alvo, diminuindo, assim, o poder de parada. Ainda falando nas características balísticas dessa nova munição, a trajetória do projétil é extremamente tensa, sendo que depois dos 300 metros, a queda da trajetória do projétil é extremamente acentuada.P-90 Standard - FN Herstal P90p9010
A FN optou pela configuração Bull Pup para conseguir tornar sua nova arma compacta. Nessa configuração o mecanismo da arma fica montado dentro da coronha otimizando o espaço interno da arma e limitando o comprimento total da P-90 em meros 50 cm. O sistema de operação é o blowback com o ferrolho fechado, característica, essa, que diminui os problemas do uso da P-90 em condições de sujeira ou de emersão. O acabamento da P-90 é em plástico de alto impacto, sendo o mecanismo de tiro e cano, as únicas partes metálicas fazendo da P-90 uma arma bastante leve.

Outro avanço notável na P-90 é o seu sistema de mira reflex que já vem de série. Com essa mira, o soldado tem um ponto eletrônico que é projetado na lente da mira, facilitando a visada mesmo em condições de baixa visibilidade. Na verdade há um modo de mira noturno, especificamente, disponível no sistema de visada e que permite o uso da P-90 normalmente nessas condições.

Novas versões da P-90, como a P-90 TR (Triple Rail), mostram que a FN não parou de pensar em como melhorar seu projeto, colocando trilhos picatini em cima e nos lados da P-90, facilitando a montagem de acessórios como miras a laser e lanternas na arma. Para o mercado civil norte americano e europeu, existe uma versão carabina conhecida como PS-90, e cujo o cano é maior, com 16 polegadas de comprimento e de funcionamento apenas semi automático.

P-90 Standard - FN Herstal P90tac10
A versão mais moderna da P-90 é a TR mostrada nessa foto com todos os acessórios posiveis de serem instalados. Notem o saquinho pendurado logo atras da empunhadura que serve paraarmazenar os cartuchos deflagrados.

Com a P-90, a FN tem um produto de alta tecnologia e de alta confiabilidade, com um único concorrente direto no mercado que é a moderna HK MP-7, já apresentada nesse Blog. Os inconvenientes da P-90, que diga-se de passagem, são os mesmo da sua concorrente da HK, são relacionados com a sua munição que além de muita cara é difícil de se achar. No Brasil, por exemplo, essa munição teria que ser importada pela indisponibilidade dela em nosso fabricante a CBC.

P-90 Standard - FN Herstal P90ps910Fixa técnica:
Tipo: Submetralhadora.
Sistema de operação: Sistema blowback com o ferrolho fechado.
Capacidade: 50 tiros
Calibre: 5,7 X 28 mm.
Peso: 2,8 Kg (vazio)
Comprimento Total: 50 cm
Comprimento do Cano: 11 polegadas .
Miras: Mira eletrônica reflex. Trilho picatinny com opção de miras eletrônicas e ópticas. Além de miras a laser e lanternas
Velocidade na Boca do Cano: 850 m/seg.
Cadência de tiro: 900 tiros/ min

  • Vídeo demonstrativo da arma!

Assistir ao vídeo

#2
 marche

marche
Novato
Se não me engano, no Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da PMERJ, eles utilizam a p90 em uma de suas armas.

#3
 DaViD-DaViD

DaViD-DaViD
Membro
Uma das mais bonitas armas que já vi! P90 é bem rápida para atirar também!

#4
 JQuery

JQuery
Membro
Vconcofdo com o DaViD

#5
 Superbomber

Superbomber
Membro
Muito legal.

#6
 Conteúdo patrocinado