Staffer Group BR™

Fórum interativo totalmente gratuito!


 VisualizaçõesPermissão deste fórum:
Não podes responder a tópicos


CurtirDiretório deste fórum:
Fóruns » Principal »  » Tutoriais » Programação Externa

#1
 D'Leandro™

D'Leandro™
Fundador
Recadinho: E ai gente blz? Todos notaram que o fórum está um pouco abandonado não é mesmo? Então... Eu venho estudando bastante sobre programação e estou muito interessado no assunto, por isso estou postando este tutorial fantástico para que vocês talvez compartilhem esse interesse sobre programação, bem eu espero que você tenha estudado o passo anterior, pois ele foi extremamente importante para prosseguirmos.
Caso queira retornar ao indice inicial do curso, clique neste link.




Bom, então vamos continuar com o nosso assunto. Hoje vou falar sobre os Operadores Lógicos, tão importantes na informática quanto na eletrônica. O conceito de operadores lógicos quase sempre vem acompanhado do conceito da Álgebra de Boole (ou Álgebra Booleana). Segundo a Wikipedia, a Álgebra Booleana consiste em “estruturas algébricas que “capturam a essência” das operações lógicas E, OU e NÃO, bem como das operações da teoria dos conjuntos soma, produto e complemento. Ela também é o fundamento da matemática computacional, baseada em números binários.” Esse conceito também é muito relacionado na informática com variáveis do tipo booleana, que serão vistas em breve no post sobre variáveis. A Álgebra de Boole recebeu esse nome por causa do matemático inglês George Boole, que foi o primeiro a defini-la como parte de um sistema de lógica em meados do século XIX.

Vamos agora pensar em na seguinte situação: eu saio de casa se não chover e se eu tiver dinheiro. Quando eu saio? Vamos analisar. Se chover, eu vou sair de casa? Não. Se eu não tiver dinheiro, eu saio de casa? Também não. Ou seja, eu só vou sair de casa se não chover e se eu tiver dinheiro. Só saio de casa se todas as condições forem verdadeiras. Na lógica de programação funciona exatamente da mesma forma: o resultado só será positivo, ou verdadeiro, se todas as condições resultarem em verdadeiro. Ex:

condição1 E condição2 E condição3

No exemplo acima, o resultado só será verdadeiro se todas as condições forem verdadeiros. Caso uma, duas ou todas elas forem falsas, o resultado será falso. A seguir, temos a tabela-verdade referente ao operador E:

Base * Operadores lógicos E10

Já com o operador OU, o resultado de uma sentença é verdadeiro se uma ou mais sentenças forem verdadeiras, ou melhor, se pelo menos uma das sentenças forem verdadeiras. Por exemplo, comprarei um sapato se ele for confortável ou se ele for barato. Se o sapato for confortável eu o comprarei? Sim, independentemente da outra condição. Se o sapato for caro eu o comprarei? Não sei, depende da outra condição. Entenderam? funciona dessa forma. A seguir também temos a tabela-verdade do operador OU:

Base * Operadores lógicos Ou10

Bem, se vocês entenderam o funcionamento dos operadores e e ou, não terão problemas com o não. O operador NÃO ou Negação Lógica é chamado de operador unário, ou seja, ele age sobre uma única sentença. Ele simplesmente inverte verdadeiro para falso e vice-versa. Ou seja, se uma sentença é verdadeira, com o operador não, ela será falsa. E se for falsa, com o operador não, será verdadeira. A seguir, a tabela-verdade do operador unário Não:

Base * Operadores lógicos Nao10

Bom pessoal, basicamente é isso aí. Qualquer dúvida, é só deixar nos comentários ou mandar um e-mail, que responderei o mais rápido possível. Ah, e não se preocupem, que vou tentar postar com mais regularidade a partir de agora.

Este artigo foi escrito por Rafael Toledo e publicado no site rafaeltoledo.net
Bons estudos e até mais!