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 D'Leandro™

D'Leandro™
Fundador


Um tigre da Ucrania.












DESCRIÇÃO




A Ucrânia possui uma tradicional industria militar cuja origem remonta de 1941. A empresa Kharkiv Morozov participou do desenvolvimento dos carros de combate T-44, T-55, T-64 e T-80 obtendo uma grande experiência na produção de carros de combate. Depois da dissolução da União Soviética, a industria ucraniana seguiu um novo caminho no desenvolvimentos de equipamentos militares, sendo que a abertura de novos mercados, conseqüência do fim da guerra fria, onde somente nações alinhadas a extinta União soviética adquiriam equipamentos seus, incentivou a Kharkiv Morozov desenvolver um novo carro de combate que pudesse ser exportado para as nações ocidentais. Esse novo carro de combate (MBT) atende pelo nome de T-84 Oplot, e é baseado no já excelente carro de combate T-80UD, produzido pela OKTB da Rússia.








Acima: Nessa foto é possiver observar a baixa silhueta do T-84. Esse aspercto é muito importante para diminuir a vulnerabilidade do carro de combate numa batalha.



O T-84 é armado com um canhão KBA-3 de alma lisa e 125 mm, de carregamento automático, seguindo uma tendência em carros de combate modernos, capaz de disparar munição perfurante de blindagem APFSDS, também conhecida como flecha. Esse tipo de munição é a mais eficiente contra blindagens pesadas. Ela não tem ogiva, usando sua energia cinética, apenas, para penetrar no alvo. Além dessa granada, o T-84 dispara, também, munição HEAT (Alto Explosivo Anti Tanque). O canhão do T-84 é capaz de lançar o míssil AT-9 antitanque, com 8 km de alcance, guiado a laser. No T-84 são transportados 40 tiros de munição, sendo que 28 ficam carregadas no sistema de recarga automático do canhão. Essa munição pode ser variada entre os dois tipos de granadas descritas e o míssil AT-9. Como armamento secundário, o T-84 está armado com uma metralhadora antiaérea NSVT de 12,7 mm, operada remotamente de dentro da torre, permitindo uma menor exposição da tripulação ao fogo inimigo. O T-84 tem uma metralhadora coaxial de 7,62 mm do modelo PKT, instalada, como na grande maioria dos carros de combate modernos. Existe uma versão do T-84 chamada de T-84 Yatagan, equipada com um canhão ocidental de 120 mm de alma lisa e que foi avaliado pelo exercito da Turquia.







Acima: O canhão de 125 mm do T-84, é capaz de lançar misseis anti tanque, melhorando assim, a letalidade do veiculo no campo de batalha.


A proteção do T-84 Oplot é uma de suas melhores características sendo ela composta por chapas blindadas montadas junto com chapas de cerâmica, produzindo uma proteção balística muito eficaz, e relativamente leve. Além disso, o T-84 possui um sistema de blindagem modular reativa ERA, que anula ou diminui muito o efeito dos impactos contra o tanque, particularmente eficaz contra projéteis de carga oca e perfurante de blindagem. Além dessas proteções, o T-84 é equipado com sistemas de proteção ativa como o sistema Varta, que detecta quando o tanque está sendo iluminado por um designador laser e, automaticamente adota medidas defensivas para diminuir ou anular o ataque. Essas medidas vem na forma de lançadores de granadas de fumaça que são disparadas para ocultar a exata posição do tanque. Outro subsistema dessa defesa ativa é o lançador de aérosol, que é disparado para impedir que o feixe do laser do inimigo consiga iluminar o tanque, impedindo assim, a guiagem de seus mísseis laser-guiados, que são as maiores ameaças ao tanque no campo de batalha moderno. E por ultimo, está instalado um sistema de contramedidas contra mísseis guiados por IR que emitem sinais interferidores para o sistema de guiagem do posto de tiro do inimigo, enganando o míssil quanto a real posição do tanque. 






Acima: Um T-84, é seguido por um Leopard 2 A6, durante apresentação ao exercito turco. O veiculo europeu é consideravelmente ,maior que o T-84.




A propulsão do T-84 Oplot é feito por um potente motor modelo 6TD-2 com uma potência na ordem de 1200 hp, ou seja, 200 hp mais potente que o carro de combate T-80 UD do qual deriva o T-84 Oplot. Esse motor leva o T-84 Oplot a uma velocidade máxima de 70 km/h em estradas e 50 km/h em terreno irregular. Existem dois tipos de lagartas que podem ser usadas no T-84 Oplot. A normal, de aço e uma com “bolachas” de borracha, colocadas por ima dos gomos das lagartas que melhora a tração no asfalto, sendo indicada para operações urbanas. O motor é movido a diesel, mas pode ser usado com gasolina e combustível de motor a jato, facilitando muito o reabastecimento, caso haja problemas na linha logística no campo de batalha. Outra característica notável do T-84 é sua capacidade de transpor rios com até 1,8 m de profundidade sem preparação alguma e até 5 m de profundidade com preparação. A autonomia esta em 450 km por estrada ou 350 km por terreno irregular.








Acima, um desenho mostrando tres angulos do T-84 Oplot. Esse carro de combate é um dos mais eficientes já construidos.




Atualmente, uma versão modernizada, chamada T-84M está sendo comercializada, com melhorias na blindagem reativa, que neste modelo é a Nozh-2, de projeto ucraniano, considerada superior aos modelos russos Kontact 5. O sistema de contra medidas Shtora foi adicionado para proteger o veículo de sistemas de ilumnadores a laser que possam estar dando orientação para mísseis antitanque inimigos. A blindagem passiva lateral foi melhorada, também. Novos sistemas de designação de alvos como uma mira panorâmica PNK-6 foi instalada.




FICHA TECNICA




Velocidade máxima: 70 Km/h.




Alcance máximo: 450 Km em estrada, e 350 Km em terreno irregular.




Motor: Um motor 6TD-2 a diesel com 1200 Hp.




Peso: 48 toneladas.




Comprimento: 7,08 m




largura: 3,77 m




Altura: 2,21




Tripulação: 3




Inclinação frontal: 32º




Inclinação Transversal: 25º




Passagem de vau: 1,8 m (sem preparação)





Armamento: KBA-3 de alma lisa e 125 mm, 1 metralhadora PKT coaxial de 7,62 mm e uma metralhadora NSVT de 12,7 mm anti-aérea.









Agradecimentos a Igor Max que me ajudou com informações para essa matéria