Staffer Group BR™

Fórum interativo totalmente gratuito!


 VisualizaçõesPermissão deste fórum:
Não podes responder a tópicos


CurtirDiretório deste fórum:
Fóruns » Secundário »  » Armas

#1
 Gaara Sama

Gaara Sama
Membro
No seguimento de uma sondagem activa aqui no Armabranca.com, trazemos para a frente um dos temas que mais tendência causa nos admiradores de facas e canivetes, onde cada um manifesta a sua preferência por diferentes razões. Falamos do acabamento final da lâmina. Embora não sejam as únicas opções disponíveis, a generalidade dos fabricantes coloca ao dispor do consumidor artigos de lâmina preta, fosco (ou escovado) ou polido. Aqui vamos procurar analisar os pontos fortes e fracos de cada um:

Acabamento Negro
As lâminas pretas não são em vão associadas à utilização militar de facas e canivetes. O processo de pintura ou anodizagem do aço com pigmento preto é um procedimento comum em facas destinadas a uma utilização especial. O negro reduz a capacidade de reflexão da lâmina ao seu mínimo, evitando assim que o operador não seja denunciado pelo flash de uma lâmina polida. Mais no domínio da utilização quotidiada, as lâminas pretas marcam a diferença pelo estilo. O acabamento negro, especialmente os que contém na sua composição Nitrato de Titânio, ajudam à protecção do aço contra corrosão, contudo é uma lâmina mais difícil de manter imaculada especialmente se for uma peça usada em trabalho. Adicionalmente, enquanto novas, as lâminas tendem a largar pigmento e a sujar mãos e roupa – recomenda-se um desgaste inicial ligeiro para prevenir situações indesejadas. Em determinados contextos uma lâmina preta pode intimidar mais do que uma lâmina comum.

Acabamento Fosco
Com um nível intermédio de anti-reflexo, não ostentam tanto “peso” quanto as lâminas negras. São igualmente difíceis de serem mantidas como novas mas se forem bem estimadas são lâminas lindíssimas e contribuem de forma decisiva para o aparato visual da faca. Menos intimidantes que a lâmina preta e, considerada por alguns, uma escolha mais selecta. Este efeito é geralmente conseguido mediante um banho de ácido antes da afiação, o que se traduz num custo acrescido.

Acabamento Polido
Capaz de reflectir luz com facilidade, uma lâmina polida pode ser uma grande vantagem para fins de sinalização em termos de sobrevivência. Como não tem tratamento aplicado, o bom estado da lâmina dura muito mais tempo mesmo depois de afiar o gume – mais fácil na manutenção. Torna a faca mais barata e num canivete comum não se torna num elemento tão constrangedor para terceiros como uma lâmina preta – é mais comum logo é mais aceite. Contudo, ao nível de combate, está provado que uma lâmina brilhante tende a intimidar mais o adversário.

Mas mesmo vistas as diferenças, existe algo que prevalece sobre todas elas: o gosto pessoal. Siga o que o seu coração pede e ficará, por certo, satisfeito.

Fonte: armabranca.com

#2
 Theodore Bagwell

Theodore Bagwell
Membro
pilida!

#3
 'Fusion

'Fusion
Membro
Polida é bem top

#4
 ®'Martins

®'Martins
Membro
GOstei do estilo fosco....

#5
 Conteúdo patrocinado