Staffer Group BR™

Fórum interativo totalmente gratuito!


 VisualizaçõesPermissão deste fórum:
Não podes responder a tópicos


CurtirDiretório deste fórum:
Fóruns » Secundário »  » Software

#1
 fKlubHackeR

fKlubHackeR
Membro
Olá, Venho observando a tempos que o índice de arquivos infectados por vírus, especialmente o .bat que está aumentando cada vez mais e mais.
Então resolvi fazer este tópico alertando sobre os riscos desses vírus.
Quais são, o que é um vírus, como se proteger e etc.
Espero que vocês gostem do meu mais novo trabalho.

  • O que é vírus?

Um vírus de computador é um software malicioso desenvolvido por programadores que, tal como um vírus biológico, infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores.

  • Tipos de vírus!

Vírus de Boot: Um dos primeiros tipos de vírus conhecidos, o vírus de boot infecta a parte de inicialização do sistema operacional. Assim, ele é ativado quando o disco rígido é ligado e o sistema operacional é carregado.

1. Time Bomb: Os vírus do tipo "bomba-relógio" são programados para se ativarem em determinados momentos, definidos pelo seu criador. Uma vez infectando um determinado sistema, o vírus somente se tornará ativo e causará algum tipo de dano no dia ou momento previamente definido.

2. Trojans ou Cavalo de Tróia: Certos vírus trazem em seu bojo um código á parte, que permite a um estranho acessar o micro infectado ou coletar dados e enviá-los pela Internet para um desconhecido, sem notificar o usuário. Estes códigos são denominados de Trojans ou cavalos de Tróia.

Hijackers: São programas ou scripts que "sequestram" navegadores de Internet. Quando isso ocorre, o hijacker altera a página inicial do browser e impede o usuário de mudá-la, exibe propagandas em pop-ups ou janelas novas, instala barras de ferramentas no navegador e podem impedir acesso a determinados sites.

3. Vírus do Orkut: Em torno de 2006 e 2007 houve muitas ocorrências de vírus no Orkut que é capaz de enviar scraps (recados) automaticamente para todos os contatos da vítima na rede social, além de roubar senhas e contas bancárias de um micro infectado através da captura de teclas e cliques.

4. Estado Zombie: O estado zombie em um computador ocorre quando é infectado e está sendo controlado por terceiros. Podem usá-lo para disseminar, vírus, keyloggers, e procedimentos invasivos em geral.

5. Vírus Macro: Os vírus de macro (ou macro vírus) vinculam suas macros a modelos de documentos gabaritos e a outros arquivos de modo que, quando um aplicativo carrega o arquivo e executa as instruções nele contidas, as primeiras instruções executadas serão as do vírus.

  • Detectando, prevenindo e combatendo os vírus!

Nada pode garantir a segurança total de um computador.
Entretanto, você pode melhorar a segurança dele e diminuir a probabilidade de ser infectado.
Remover um vírus de um sistema sem a ajuda das ferramentas necessárias é uma tarefa complicada até mesmo para um profissional. Alguns vírus e outros programas maliciosos (incluindo o spyware) estão programados para re-infectar o computador mesmo depois de detectados e removidos.
Atualizar o computador periodicamente é uma ação preventiva contra os vírus. Além dessa opção, existem algumas empresas que fornecem ferramentas não gratuitas, que ajudam na detecção, prevenção e remoção permanente dos vírus.

  • Como combater os principais vírus!

Os antivírus são programas desenvolvidos por empresas de segurança, com o objetivo de detectar e eliminar vírus encontrados no computador. Os antivírus possuem uma base de dados contendo as assinaturas dos vírus de que podem eliminar. Desta forma, somente após a atualização do seu banco de dados, os vírus recém-descobertos podem ser detectados.

  • Antivírus!

Os antivírus são programas desenvolvidos por empresas de segurança, com o objetivo de detectar e eliminar vírus encontrados no computador. Os antivírus possuem uma base de dados contendo as assinaturas dos vírus de que podem eliminar. Desta forma, somente após a atualização do seu banco de dados, os vírus recém-descobertos podem ser detectados.

  • Firewall Pessoal!

Firewall's pessoais são programas desenvolvidos por empresas de software com o objetivo de evitar que o computador pessoal seja vítima de ataques maliciosos e ataques de programas espiões.

  • Antiespiões!

Um anti-spyware é um software indicado para eliminar os espiões, ou, quando pouco, detectá-los e, se possível, inativá-los, enviando-os a quarentena. Tal como os antivírus, necessitam ter sua base de dados atualizada constantemente.

  • .bat

Como todos já devem ter percebido, está aumentando muito os arquivos infectados por o vírus com a terminação .bat, o vírus com a terminação .bat é um vírus que tem várias "metas" depende do seu programador.
Alguns formatam seu computador , outros reiniciam.

O vírus com a terminação .bat está aumentando muito pois qualquer "mula" consegue fazer.

#2
 Bleekalte

Bleekalte
Membro
Eae manow, to gostando muito dos seus artigos, gosto do seu blog e espero que essa parceria com o Douglas nunca termine!

O tópico prescisa de pequenas mudanças, mas está fantástico.

#3
 Vargas

Vargas
Moderador
Muito Bom, parece que vamos ter bons Staffer's este ano!

#4
 Bleekalte

Bleekalte
Membro
Vargas escreveu:
Muito Bom, parece que vamos ter bons staffers este ano!
Só fis o meu trabalho, amigo! E obrigado por demostra que não foi simplório!

#5
 Conteúdo patrocinado