Staffer Group BR™

Fórum interativo totalmente gratuito!


 VisualizaçõesPermissão deste fórum:
Não podes responder a tópicos


CurtirDiretório deste fórum:
Fóruns » Secundário »  » Software

#1
 D'Leandro™

D'Leandro™
Fundador
Seu teclado passou de uma hora para outra a duplicar os acentos? Isto é, quando você pressiona ' ou ~ eles saem duplicados? Esse é um sintoma do vírus BugBear, que começou a se alastrar pela Internet no dia 30 de setembro.

O BugBear (também chamado Tanatos) é um vírus de e-mail com comportamento similar ao "famoso" Klez. Isso é, quando sua máquina está infectada, ele começa a enviar e-mails do seu computador. O grande problema é que, assim como o Klez, ele "falsifica" o remetente, pegando um nome aleatório de sua lista de e-mails. Dessa forma, ao receber um e-mail com o vírus, possivelmente o endereço de e-mail que está marcado como sendo o do remetente não é o da pessoa que está realmente te enviando o vírus. Então não adianta nada responder o e-mail falando "seu micro está com vírus".

O maior problema é esse vírus é um "backdoor", isto é, a máquina infectada além de enviar vírus por e-mail pode ser facilmente acessada por hackers, e seus dados ficam completamente expostos.

O vírus impede que você rode um antivírus. Se você não está conseguindo abrir o seu antivírus, então pode significar que sua máquina está infectada.

Remover o vírus da sua máquina é relativamente fácil, é só apagar os arquivos do vírus. O problema é que na hora da infecção, os arquivos são criados com nomes aleatórios e, portanto, não temos como saber o nome exato dos arquivos a serem excluídos. De qualquer forma, existe na Internet um programa bem pequeno para eliminar esse vírus, que pode ser baixado gratuitamente em ftp://ftp.f-secure.com/anti-virus/tools/f-bugbr.zip. Basta baixar, descompactar com o Winzip e rodar.

Se a sua máquina estiver em rede, o vírus tenta se alastrar pela rede também. Por isso, no caso de redes locais, a rede inteira deve ser desligada antes de passar o antivírus em todas as máquinas, pois, caso contrário, você pode eliminar o vírus de sua máquina mas, caso outro micro esteja infectado, pouco tempo depois seu micro será infectado novamente, via rede.
Esse vírus explora o mesmo bug do Internet Explorer e do Outlook que o Klez utiliza, que faz com que você não precise executar o anexo (o vírus) de uma mensagem para o seu micro ser infectado. Se você instalar uma correção de segurança existente no site da Microsoft em http://www.microsoft.com/windows/ie/downloads/critical/q323759ie/default.asp, seu micro ficará menos vulnerável a vírus de e-mails.

Após eliminar completamente o vírus da sua máquina, não se esqueça de atualizar o seu antivírus.
Além disso, por questões de segurança, é recomendável que você troque todos os seus logins e senhas, pois o vírus colhe informações de login e senha de seu micro e manda por e-mail e alguém poderá receber essas informações e fazer mal uso delas.

Para informações completas sobre esse vírus, visite http://www.f-secure.com/v-descs/tanatos.shtml.

Ok, mas e como remover?
Bem existem mais de uma forma de remover este virus insuportável!
A mais simples delas é usar um programa chamado ComboFix, ele é um software que inutiliza este virus até que o micro seja reiniciado.
Portanto, sempre que iniciar seu sistema operacional terá que ativa-lo.
Mas isto é o menor problema, voce pode programa-lo para que ele se inicie junto ao sistema, isso é bem simples.
É importante que voce tenha um antivirus atualizado para que ao inutilizar o virus, voce possa o deletar.
Download do ComboFix: http://combofix.softonic.com.br/download
Basta clicar no DOWNLOAD GRÁTIS e depois executar o arquivo.
A instalação pode demorar um pouco.
Caso voce não consiga instalar, ou não funcione, é bom que voce assista a este video onde o autor faz a instalação ao vivo.

Logo após a instalação a internet será desligada de seu pc, então voce terá que reinicia-lo para que ela volte ao normal.

Bem era isso que eu tinha pra falar, espero que tenham entendido, e que seja útil!
Se este artigo te ajudou comente aí e ajude a divulgar este fórum pelas redes sociais.